Nos posts anteriores, falei sobre os conceitos básicos de fotografia e hoje vou falar sobre as câmeras! Qual modelo comprar? Essa é uma pergunta muito comum, é a maior dúvida de quem quer fotografar e não sabe por onde começar! Existe muita coisa equivocada sobre câmeras profissionais na internet, muita gente se apressa e compra sem pesquisar direito ou vai no papo do vendedor, por isso, pesquise muito! Depois desse post, recomendo que você procure também em sites e blogs de fotografia, já que eu não posso falar sobre todas as câmeras que existem, mas sempre vai ter alguém que fale algo detalhado sobre aquela que você escolher.
Antes de começar a falar das câmeras, você precisa saber que as câmeras digitais possuem um sensor, que é onde a luz bate e forma a imagem da nossa foto, basicamente isso! Existem alguns tipos de sensores, os principais são o APS-C, que são os sensores cropados e também os mais comuns (cortados), e os sensores full frame, que são encontrados em câmeras mais avançadas e são semelhantes ao filme 35mm das câmeras analógicas tradicionais.A qualidade é absurdamente melhor e o sensor consegue captar uma área maior no campo de visão da câmera. Veja como funciona:
Essa imagem é apenas ilustrativa, já que existem vários tamanhos de sensores. Os de celulares, por exemplo, são muito menores! Agora vou mostrar para vocês quais são os principais tipos de câmeras digitais existentes no mercado, tanto cropadas quanto full frame. Primeiro, vale dizer que o termo semi-profissional e profissional não existe na fotografia! Profissional é quem trabalha com fotografia, e apesar de usarmos esse termo quase sempre, não é correto. Existem câmeras compactas e DSLR.
COMPACTAS:
Câmeras compactas são as mais comuns, quase todo mundo tem e são fáceis de usar. Não troca a lente, são pequenas e possuem poucos ou nenhum ajuste em modo manual. A maior propaganda delas é em relação aos megapixels, que na verdade, é mais uma estratégia comercial para vender câmeras. Os megapixels podem criar uma imagem enorme, mas a decepção acontece na hora da impressão. A qualidade da imagem depende de outros pontos e não tem nada a ver com megapixels, eles são irrelevantes na hora de escolher uma câmera de boa qualidade!
Para quem é indicada?
As compactas são indicadas para quem não visa uma carreira fotográfica nem pretende sair do modo automático, apenas gosta de fotografar em viagens e eventos do seu cotidiano. Mas, ela é ótima para ser levada em lugares onde seja inviável carregar uma câmera maior.
SUPERZOOM:
Câmeras superzoom são compactas maiores, com longo alcance. Não troca lentes e possui ajustes manuais. Eu já tive uma superzoom e tirava boas fotos com ela no modo automático! Se você acessar alguns posts de 2013, pode ver algumas delas. É muito prática e a qualidade é superior às compactas básicas, já que seu sensor é um pouco maior.
Para quem é indicada?
A superzoom é ideal para quem ainda não pode investir numa DSLR, mas não quer ficar ficar limitado à uma compacta comum. Porém, não serve para quem tem a fotografia como profissão.
DSLR - (Digital Single Lens Reflex)
Agora a parte que todas estavam esperando, as DSLR's! São câmeras usadas por profissionais da fotografia, possui todas as configurações para modo manual, permite a troca de lentes, sapata para acoplar flash dedicado e sensor digital. Não funcionam sem um cartão de memória!
CÂMERAS DE ENTRADA:
Dividi em três subcategorias para ficar mais fácil, já que existem algumas diferenças. As chamadas câmeras de entrada têm preços mais acessíveis e é perfeita para ser usada completamente em modo manual. Porém, o material e a tecnologia são inferiores em relação às outras DSLR's.
Para quem é indicada?
Quem deseja começar fotografar no modo manual e apresentar fotos com qualidade melhor e mais profissional. Nem preciso dizer que uma câmera DSLR é perfeita para quem tem blog, né? Acho que compensa muito mais investir um pouquinho mais em uma câmera de entrada, do que comprar uma compacta, mesmo que seja avançada. Não tem nem comparação! Então, se você quer mergulhar no mundo da fotografia, invista em uma DSLR sem medo de ser feliz!
Veja por exemplo as fotos da Paula Buzzo e da Melina Souza, as duas usam uma Canon T3i, e nem preciso dizer o quanto as fotos delas são incríveis, né? Na teoria existem grandes diferenças entre as câmeras, mas na prática, pode ser diferente. As fotos são feitas para web, e dificilmente vamos usar fotos maiores que 900px no blog, então nesse caso, não fará muita diferença! Uma Canon T3i ou uma T5i, que é mais nova, cumpre bem o papel para aquilo que precisamos, e com qualidade!
DSLR - "Semiprofissional"
Pesquisei e não achei outro nome para ela, haha! Na verdade, ela possui sensor cropado e qualidade inferior às full frames, por isso pode ser classificada como "semiprofissional". Mas é claro que profisisonais da fotografia usam essas câmeras, inclusive, acredito que são as mais usadas! O motivo é que ela não é tão cara quanto uma full frame e possui qualidade superior às câmeras de entrada. São muito resistentes e adaptáveis às variações de clima.
Para quem é indicada?
Para quem pretende investir na carreira fotográfica e não pode investir em uma câmera full frame. A Canon 70D, por exemplo, é super indicada para quem grava vídeos, pois possui foco automático, visor retrátil e boa qualidade. Se o seu orçamento permitir, vale muito a pena adquirir uma câmera desse nível!
DSLR - Full Frame
Câmeras com sensor full frame é o que existe de mais avançado em câmeras DSRL. A qualidade da imagem é visivelmente incrível, o sensor é equivalente a um filme 35mm e mesmo com um valor alto de ISO, deixa pouco ou nenhum ruído nas fotos. É mais pesada e o preço é bem alto, principalmente aqui no Brasil. Eu trabalho com uma câmera full frame, a Canon 6D, e a única dificuldade que sinto é na hora de gravar os vídeos, pois elas são câmeras profissionais, e o foco não é vídeo e sim uma excelente qualidade fotográfica, por isso não possui alguns recursos, como flash pop up e visor retrátil, coisas que não são relevantes para quem é fotógrafo profissional. Mas, por outro lado, a qualidade dos vídeos fica muito superior à uma DSLR cropada.
Para quem é indicada?
Fotógrafos profissionais que dependem de uma qualidade máxima em suas fotos, ideal para quem fotografa muitos eventos em horários diversificados, trabalha com fotos impressas e álbuns. Se você pode adquirir uma full frame, vá em frente! Qualidade e tecnologia nunca são demais, mas ela é totalmente dispensável se o seu foco principal for fotos por hobby, internet, blog ou se você ainda não tem muita prática com fotografia.
MIRRORLESS:
Mirrorless significa "sem espelho" e é uma terceira categoria de câmeras digitais que são ainda muito recentes no mercado. A Sony foi uma das pioneiras e se destaca nas vendas. Ela é bem pequena, troca de lente e não possui jogo de espelhos como a DSLR. Acaba se tornando uma câmera "meio-termo", com a praticidade das compactas e a qualidade das DSLR. Os viajantes amam!
Para quem é indicada?
Fotógrafos profissionais e amadores que trabalham em modo manual. Muitos fotógrafos já aderiram à mirrorless, uma delas é a Claudia Regina e eu recomendo este post, onde ela explica melhor do que eu, haha!
CANON X NIKON: Qual marca escolher?
Você já deve saber da briga eterna entre Canon x Nikon, né? Existem outras marcas ainda, como a Sony, Fuji, Olympus, e outras, mas a grande maioria fica entre essas duas marcas mais famosas. Na verdade, nenhuma é melhor que a outra, são duas marcas conceituadas e que produzem câmeras boas, de qualidade, para todos os gostos e bolsos. Primeiro, você deve estipular um valor x de quanto pode investir em uma câmera, e a partir daí pesquisar qual é a melhor para você dentro daquele valor que você colocou! E quanto à marca, só depende de você. Se você tem amigos fotógrafos, é vantagem escolher a mesma marca que a deles, assim fica mais fácil para tirar dúvidas, já que cada marca tem um menu diferente, e até emprestar aquela lente que você não tem, hehe!
Escolher a câmera é tipo um casamento, só que mais caro, haha! Lentes Canon só servem para câmeras Canon. E lentes são muito caras. Logo, se você um dia trocar de marca, vai ter que se desfazer de todo seu equipamento, e por um preço mais baixo. Entenderam a importância e o dilema dessa escolha? Aqui tem uma tabela muito útil com os comparativos dos modelos.
Fiz esse post para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, mas é preciso dizer que você não deve ficar limitada à sua câmera. Fotógrafos com criatividade, visão e sensibilidade tiram fotos incríveis até com o celular! Claro que tecnologia é muito bom, o seu blog vai ficar mais profissional, mais bonito e vai atrair mais pessoas, mas é preciso saber usar a sua câmera e ser criativa! Ela é só uma ferramenta, que quanto mais avançada mais seu trabalho vai melhorar, mas quem realmente faz a foto é você! A câmera não faz nada sozinha! :)
Espero que este post tenha esclarecido algumas dúvidas! Vocês podem imaginar o quanto é difícil resumir um assunto como esse, poderia ter muito mais coisas para falar, então se vocês tiverem mais alguma dúvida, deixem nos comentários!
Acompanhe todos os posts:
Fotografia para Blogueiras - Conceitos Básicos I
Fotografia para Blogueiras - Conceitos Básicos II
Antes de começar a falar das câmeras, você precisa saber que as câmeras digitais possuem um sensor, que é onde a luz bate e forma a imagem da nossa foto, basicamente isso! Existem alguns tipos de sensores, os principais são o APS-C, que são os sensores cropados e também os mais comuns (cortados), e os sensores full frame, que são encontrados em câmeras mais avançadas e são semelhantes ao filme 35mm das câmeras analógicas tradicionais.A qualidade é absurdamente melhor e o sensor consegue captar uma área maior no campo de visão da câmera. Veja como funciona:
Essa imagem é apenas ilustrativa, já que existem vários tamanhos de sensores. Os de celulares, por exemplo, são muito menores! Agora vou mostrar para vocês quais são os principais tipos de câmeras digitais existentes no mercado, tanto cropadas quanto full frame. Primeiro, vale dizer que o termo semi-profissional e profissional não existe na fotografia! Profissional é quem trabalha com fotografia, e apesar de usarmos esse termo quase sempre, não é correto. Existem câmeras compactas e DSLR.
COMPACTAS:
Câmeras compactas são as mais comuns, quase todo mundo tem e são fáceis de usar. Não troca a lente, são pequenas e possuem poucos ou nenhum ajuste em modo manual. A maior propaganda delas é em relação aos megapixels, que na verdade, é mais uma estratégia comercial para vender câmeras. Os megapixels podem criar uma imagem enorme, mas a decepção acontece na hora da impressão. A qualidade da imagem depende de outros pontos e não tem nada a ver com megapixels, eles são irrelevantes na hora de escolher uma câmera de boa qualidade!
Para quem é indicada?
As compactas são indicadas para quem não visa uma carreira fotográfica nem pretende sair do modo automático, apenas gosta de fotografar em viagens e eventos do seu cotidiano. Mas, ela é ótima para ser levada em lugares onde seja inviável carregar uma câmera maior.
SUPERZOOM:
Câmeras superzoom são compactas maiores, com longo alcance. Não troca lentes e possui ajustes manuais. Eu já tive uma superzoom e tirava boas fotos com ela no modo automático! Se você acessar alguns posts de 2013, pode ver algumas delas. É muito prática e a qualidade é superior às compactas básicas, já que seu sensor é um pouco maior.
Para quem é indicada?
A superzoom é ideal para quem ainda não pode investir numa DSLR, mas não quer ficar ficar limitado à uma compacta comum. Porém, não serve para quem tem a fotografia como profissão.
DSLR - (Digital Single Lens Reflex)
Agora a parte que todas estavam esperando, as DSLR's! São câmeras usadas por profissionais da fotografia, possui todas as configurações para modo manual, permite a troca de lentes, sapata para acoplar flash dedicado e sensor digital. Não funcionam sem um cartão de memória!
CÂMERAS DE ENTRADA:
Dividi em três subcategorias para ficar mais fácil, já que existem algumas diferenças. As chamadas câmeras de entrada têm preços mais acessíveis e é perfeita para ser usada completamente em modo manual. Porém, o material e a tecnologia são inferiores em relação às outras DSLR's.
Para quem é indicada?
Quem deseja começar fotografar no modo manual e apresentar fotos com qualidade melhor e mais profissional. Nem preciso dizer que uma câmera DSLR é perfeita para quem tem blog, né? Acho que compensa muito mais investir um pouquinho mais em uma câmera de entrada, do que comprar uma compacta, mesmo que seja avançada. Não tem nem comparação! Então, se você quer mergulhar no mundo da fotografia, invista em uma DSLR sem medo de ser feliz!
Veja por exemplo as fotos da Paula Buzzo e da Melina Souza, as duas usam uma Canon T3i, e nem preciso dizer o quanto as fotos delas são incríveis, né? Na teoria existem grandes diferenças entre as câmeras, mas na prática, pode ser diferente. As fotos são feitas para web, e dificilmente vamos usar fotos maiores que 900px no blog, então nesse caso, não fará muita diferença! Uma Canon T3i ou uma T5i, que é mais nova, cumpre bem o papel para aquilo que precisamos, e com qualidade!
DSLR - "Semiprofissional"
Pesquisei e não achei outro nome para ela, haha! Na verdade, ela possui sensor cropado e qualidade inferior às full frames, por isso pode ser classificada como "semiprofissional". Mas é claro que profisisonais da fotografia usam essas câmeras, inclusive, acredito que são as mais usadas! O motivo é que ela não é tão cara quanto uma full frame e possui qualidade superior às câmeras de entrada. São muito resistentes e adaptáveis às variações de clima.
Para quem é indicada?
Para quem pretende investir na carreira fotográfica e não pode investir em uma câmera full frame. A Canon 70D, por exemplo, é super indicada para quem grava vídeos, pois possui foco automático, visor retrátil e boa qualidade. Se o seu orçamento permitir, vale muito a pena adquirir uma câmera desse nível!
DSLR - Full Frame
Câmeras com sensor full frame é o que existe de mais avançado em câmeras DSRL. A qualidade da imagem é visivelmente incrível, o sensor é equivalente a um filme 35mm e mesmo com um valor alto de ISO, deixa pouco ou nenhum ruído nas fotos. É mais pesada e o preço é bem alto, principalmente aqui no Brasil. Eu trabalho com uma câmera full frame, a Canon 6D, e a única dificuldade que sinto é na hora de gravar os vídeos, pois elas são câmeras profissionais, e o foco não é vídeo e sim uma excelente qualidade fotográfica, por isso não possui alguns recursos, como flash pop up e visor retrátil, coisas que não são relevantes para quem é fotógrafo profissional. Mas, por outro lado, a qualidade dos vídeos fica muito superior à uma DSLR cropada.
Para quem é indicada?
Fotógrafos profissionais que dependem de uma qualidade máxima em suas fotos, ideal para quem fotografa muitos eventos em horários diversificados, trabalha com fotos impressas e álbuns. Se você pode adquirir uma full frame, vá em frente! Qualidade e tecnologia nunca são demais, mas ela é totalmente dispensável se o seu foco principal for fotos por hobby, internet, blog ou se você ainda não tem muita prática com fotografia.
MIRRORLESS:
Mirrorless significa "sem espelho" e é uma terceira categoria de câmeras digitais que são ainda muito recentes no mercado. A Sony foi uma das pioneiras e se destaca nas vendas. Ela é bem pequena, troca de lente e não possui jogo de espelhos como a DSLR. Acaba se tornando uma câmera "meio-termo", com a praticidade das compactas e a qualidade das DSLR. Os viajantes amam!
Para quem é indicada?
Fotógrafos profissionais e amadores que trabalham em modo manual. Muitos fotógrafos já aderiram à mirrorless, uma delas é a Claudia Regina e eu recomendo este post, onde ela explica melhor do que eu, haha!
CANON X NIKON: Qual marca escolher?
Você já deve saber da briga eterna entre Canon x Nikon, né? Existem outras marcas ainda, como a Sony, Fuji, Olympus, e outras, mas a grande maioria fica entre essas duas marcas mais famosas. Na verdade, nenhuma é melhor que a outra, são duas marcas conceituadas e que produzem câmeras boas, de qualidade, para todos os gostos e bolsos. Primeiro, você deve estipular um valor x de quanto pode investir em uma câmera, e a partir daí pesquisar qual é a melhor para você dentro daquele valor que você colocou! E quanto à marca, só depende de você. Se você tem amigos fotógrafos, é vantagem escolher a mesma marca que a deles, assim fica mais fácil para tirar dúvidas, já que cada marca tem um menu diferente, e até emprestar aquela lente que você não tem, hehe!
Escolher a câmera é tipo um casamento, só que mais caro, haha! Lentes Canon só servem para câmeras Canon. E lentes são muito caras. Logo, se você um dia trocar de marca, vai ter que se desfazer de todo seu equipamento, e por um preço mais baixo. Entenderam a importância e o dilema dessa escolha? Aqui tem uma tabela muito útil com os comparativos dos modelos.
Fiz esse post para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, mas é preciso dizer que você não deve ficar limitada à sua câmera. Fotógrafos com criatividade, visão e sensibilidade tiram fotos incríveis até com o celular! Claro que tecnologia é muito bom, o seu blog vai ficar mais profissional, mais bonito e vai atrair mais pessoas, mas é preciso saber usar a sua câmera e ser criativa! Ela é só uma ferramenta, que quanto mais avançada mais seu trabalho vai melhorar, mas quem realmente faz a foto é você! A câmera não faz nada sozinha! :)
Espero que este post tenha esclarecido algumas dúvidas! Vocês podem imaginar o quanto é difícil resumir um assunto como esse, poderia ter muito mais coisas para falar, então se vocês tiverem mais alguma dúvida, deixem nos comentários!
Acompanhe todos os posts:
Fotografia para Blogueiras - Conceitos Básicos I
Fotografia para Blogueiras - Conceitos Básicos II